Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o desenvolvimento coordenativo em crianças açorianas dos 6 aos 10 anos em função do sexo e estimar a estabilidade da mudança intra-individual nas diferenças inter-individuais ao longo dos quatro anos. A amostra de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas) é proveniente do estudo longitudinal-misto da Região Autônoma dos Açores. A coordenação motora foi determinada com a bateria de testes KTK que compreende 4 provas: Equilíbrio à retaguarda, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral. As estatísticas descritivas básicas, a ANOVA II, assim como as auto-correlações foram calculados no SPSS 15. Recorremos ao de Foulkes e Davies para verificar a quantidade de crianças que mantêm a mesma posição relativa. Este cálculo foi realizado no software LDA. As medidas descritivas básicas revelaram um incremento das médias, em ambos os sexos, ao longo da idade. A ANOVA II mostrou diferenças significativas em todos os testes ao longo dos quatro anos e, somente no teste Equilíbrio à Retaguarda foi encontrada uma interação significativa entre tempo e sexo. A correlação de Pearson apresentou uma estabilidade moderada. No teste Equilíbrio à Retaguarda, em ambos os sexos, e Saltos Monopedais nos meninos não se verificou nenhum tracking no desempenho o que revela uma forte heterogeneidade no desenvolvimento da Coordenação Motora ao longo dos quatro anos. Tais resultados reafirmam o direito à diferença nos níveis de coordenação e apelam para o entendimento do seu significado em termos pedagógicos.


 

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