Editora Lamparina. Brasil 2017. 176 páginas.

Sobre

Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a “tragédia” de 1950, nosso grande mito fundador como “país do futebol”(um jogo do qual somente os mais velhos tem registros na memória), perdeu boa parte de seu potencial dramático quando comparada com a humilhante derrota 7x1, a que assistimos incrédulos em 2014, ao vivo e em cores. A “mística da camisa amarela”, nossa crença em que “com brasileiro não há quem possa” e no destino manifesto de glórias reservado ao futebol do Brasil, passou a parecer infantilidade, pensamento mágico, ingenuidade. Naquele jogo, algo se quebrou para sempre.

Nesse campo de significados muito mais dinâmico e surpreendente do que supúnhamos, este livro apresenta uma tentativa de explorar este momento de transição, momento em que as instituições e processos se transformam, e em que aquilo9 que virá a ser novo ainda não se mostra de modo claro.

Os trabalhos publicados neste livro foram apresentados em um evento organizado pelo Laboratório de Estudos e Mídia e Esporte(Leme), da Uerj, em setembro de 2014. Com a participação de pesquisadores/as de renome internacional, esta coletânea representa um importante passo para nós pesquisadores/as do esporte, superarmos a estupefação do primeiro momento e passarmos a pensar os significados articulados ao futebol na identidade nacional brasileira sob esta nova perspectiva.

Nesse painel distinto, um elemento em comum : o desejo de diminuir a perplexidade, de esclarecer, de explorar e tentar compreender esse fato social toal que, em sua complexidade, parece resistir a explicações e a teorizações preconcebidas. Nossos leitores dirão se fomos bem-sucedidos em nosso esforço.