Editora Novatec. Brasil 2006. 608 páginas.

Sobre

LIVRO ESPECIAL PARA COLECIONADORES E AMANTES DAS ELIMINATÓRIAS E COPAS DO MUNDO, SÃO 608 PÁGINAS COM TODOS OS DADOS, RANKINGS E CURIOSIDADES.

"Nunca vi um trabalho tão bom sobre Eliminatórias.
Curioso e apaixonado pelo esporte mais popular do mundo, a leitura me prendeu. Sabe quando você fica viciado num livro? Foi o que aconteceu. Ansioso, queria saber, antes do término de cada página, o que havia na outra. Aprendi importantes detalhes que me ajudam no trabalho e, principalmente, me diverti. Esta é uma obra informativa, técnica. Aqui, “achismo” não tem vez. Se alguém deseja tratar do assunto com seriedade, reserve um espaço na biblioteca para o livro de José Renato Sátiro Santiago Jr. e Gustavo Longhi de Carvalho, pois é indispensável. O futebol não precisa de invenções nem da espetacularização de situações simples. Ele já é comovente, surpreendente e fantástico. Copas do Mundo – Das Eliminatórias ao Título mostra isso."  Vitor Birner, jornalista e comentarista da rádio CBN

Você sabia que...
• 77 países já participaram de pelo menos uma edição da Copa do Mundo, enquanto 210 países já disputaram partidas válidas pelas Eliminatórias?
• A maior goleada da história das Eliminatórias ocorreu em 2001, quando a seleção da Austrália derrotou a de Samoa Americana por 31 a 0, enquanto que a maior goleada em Copas do Mundo ocorreu na partida vencida por 10 a 1 pela seleção Hungria frente à de El Salvador, em 1982?
• A seleção de Luxemburgo foi a que mais disputou edições de Eliminatórias, 17 vezes, sem nunca ter conseguido uma vaga para disputar uma Copa, acumulando o maior número de derrotas, 100 ao todo, entre todas as seleções?
• A seleção do México é aquela que disputou o maior número de partidas válidas pelas Eliminatórias (123) e conquistou o maior número de vitórias (81)?
• Sarre foi um pequeno país cuja seleção disputou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954, mas que hoje pertence à Alemanha?
• A Iugoslávia, criada em 1929, era composta por seis repúblicas, Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegóvina, além de duas províncias autônomas, Kosovo e Volvodina?

Acessar