Coração em Jogo: Jogo Eletrônico Educativo na Informação do Doping em Atletas
Por Henrique Custódio da Silva (Autor), êdio Fernandes de Miranda (Autor), Mariseth Carvalho de Andrade (Autor), Fernando Mateus Viégas Brandão (Autor), Rodrigo Paracampo Couteiro (Autor), Marcus Vinícius Henriques Brito (Autor), Julio Cezar Costa Furtado (Autor), Rafael Oliveira Chaves (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 25, n 5, 2019.
Resumo
Introdução
Jogos são reconhecidos instrumentos que podem ser usados para ensino, conscientização e mudança de comportamentos. No competitivo mundo esportivo, educar e conscientizar que doping é uma prática antiesportiva são duas necesidades, principalmente porque essa atitude pode colocar a vida do atleta em risco. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo, chamado Coração em Jogo, com o objetivo de ensinar aos atletas quais substâncias são caracterizadas como doping pela World Anti-Doping Agency, e ludicamente conscientizá-los dos riscos para a saúde.
Objetivo
Apresentar e avaliar empiricamente a eficácia do Coração em Jogo como ferramenta para educação de atletas sobre substâncias caracterizadas como doping.
Métodos
A amostra foi formada por 20 jogadores da categoria sub-20 do Clube do Remo, com idade superior a 18 anos. Os atletas realizaram pré-teste e jogaram o Coração em Jogo, e, ao término, foi aplicado um pós-teste. Ambos os testes eram relativos a práticas esportivas saudáveis (fatores positivos) e sobre substâncias dopantes (fatores negativos).
Resultados
Em relação ao conhecimento de fatores positivos, houve aumento do conhecimento em baixas doses de cafeína (∆ = 40%; valor de p = 0,0125) e avaliação de dopagem (∆ = 55%; valor de p = 0,0017). Em relação aos fatores negativos, ocorreu aumento do conhecimento em diuréticos (∆ = 25%; valor de p = 0,0455), termogênico contaminado (∆ = 35%; valor de p = 0,0191), hormônio do crescimento (∆ = 50%; valor de p=0,0025), suplementos contaminados (∆ = 65%; valor de p = 0,0007) e testosterona (∆ = 55%; valor de p = 0,0017).
Conclusão
O Coração em Jogo mostrou-se recurso eficaz na aprendizagem das substâncias proibidas e dos fatores positivos para desempenho do esporte. Nível de Evidência IV; Série de casos.