Corpo, Aprendizagem e Educação Infantil: Uma Proposta de Formação Docente
Por Esmirna Silva Rezende Machado (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
É por meio da escola que a criança deixa sua família para enxergar e perceber outras pessoas, ampliando seu conhecimento de mundo. Por isso entendemos que o papel da escola no aprendizado da criança é de extrema importância, pois é um lugar onde acontecem relações sociais mais intensas, em situações de cooperação, de conflito, o que irá auxiliar bastante em seu desenvolvimento. Nesse sentido que a intervenção docente na Educação Infantil, tem sua importância para compreender o papel do corpo na ação no desenvolvimento da criança. Mostrando que a criança é um ser global e que precisa ser vista por inteiro. Mas acreditamos, em especial na Educação Infantil, que os docentes possuem uma compreensão de corpo fragmentada, a partir disso, percebemos a necessidade de pensarmos em uma proposta de formação docente que possa contribuir para um olhar mais ampliado sobre o corpo que a criança é e sua relação com os processos de aprendizagem, tendo como referência uma prática pedagógica pautada no movimento como pressuposto do fazer pedagógico deste docente. O presente estudo terá enfoque qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo. Cujo objetivo do estudo é a partir da formação docente de professores polivalentes em serviço, ampliar seus conhecimentos sobre o corpo da criança, o movimento e a relação com o processo de aprendizagem escolar das mesmas na Educação Infantil. A pesquisa em foco, será desenvolvida com professores em serviço na Educação Infantil da rede Municipal de Tibau do Sul/RN, através de oficinas considerando corpo, movimento e aprendizagem como eixos estruturantes, possibilitando vivências coletivas de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes.