Resumo

Essa pesquisa teve como propósito a descrição das influências do contexto escolar na autoestima de alunos do Ensino Médio de diferentes escolas de Aracaju, a partir das narrativas sobre a corporeidade. Trata-se de um estudo que busca aproximar as contribuições da fenomenologia para o campo educacional, envolvendo as vivências corporais, as relações intersubjetivas e a manifestação da autoestima na corporeidade do adolescente. Utilizamos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que busca a compreensão do ser humano em sua unidade. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares de Aracaju, uma Escola Pública Estadual e outra Escola da Rede Particular de Ensino. Foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa, tendo em vista que a sua principal característica é o saber descritivo que proporciona a interpretação de um contexto, assim como a descoberta de novos elementos que possam emergir durante o processo. Utilizamos como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, nas quais, por meio da ampliação do objetivo,  foi possível contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma interação maior entre investigados. Portanto, através das entrevistas, foi possível compreender que a escola é um local de múltiplas experiências corporais que atuam diretamente na percepção de mundo do adolescente.  Os relatos dos adolescentes, gerados pelas discussões durante a realização do grupo focal, revelaram que as vivências corporais e as relações intersubjetivas proporcionam uma grande relevância em sua corporeidade.

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