Resumo

A história recente do Brasil aponta que a Educação Física surge na infância como forma de auxiliar o desenvolvimento motriz através de atividades que ampliam o repertório de movimentos corporais. O presente estudo pretende discutir a relação entre Educação Física e Educação Infantil, investigando o movimento lúdico atual na Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar (UAC/UFSCar). Do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se dez intervenções, com alunos de quatro e cinco anos da unidade, cada uma com conteúdo distinto, abordando jogos e brincadeiras que exploram as diversas possibilidades de movimento. A análise e discussão dos resultados foi realizada de forma qualitativa exploratória, através de notas de campo, contribuindo para o levantamento de quatro categorias: o brincar como processo expressivo e criativo, a intencionalidade do movimentar-se, a autonomia da criança, e a relação entre Educação Física e UAC/UFSCar. A pesquisa demonstra que a Educação Física possui grande potencial de ação na Educação Infantil, onde o movimento e o brincar buscam favorecer não só o desenvolvimento motriz, mas a cultura corporal e o potencial criativo da criança, viabilizado pela autonomia e integração sociocultural. Nesse contexto, a UAC/UFSCar carece de uma melhor estruturação, já que inexiste o papel do professor-mediador, fundamental para auxiliar as crianças na construção de novas vivências, o que possibilitaria o desenvolvimento das ações motrizes, da consciência corporal, estimularia a autonomia, a autenticidade e os processos criativos e expressivos.

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