Corpo-educação On Line: Um Ensaio Sobre a Produção Acadêmica em Pós-graduação no Brasil
Por Wesley Adriano M. Dourado (Autor), Ana Célia Araújo da Silva (Autor), Carmen B. Lopes (Autor), Zilda Amélia Assis (Autor).
Em Educação & Linguagem v. 11, n 17, 2008. Da página 134 a 144
Resumo
A presente pesquisa investiga a temática "corpo e educação" em produções acadêmicas de pós-graduação (dissertações e teses) no Brasil. A pesquisa teve como cenário o acervo on-line das universidades brasileiras. O mapeamento demonstrou que os estudos sobre a temática estão prioritariamente nas áreas da educação, educação física, psicologia, artes e enfermagem, evidenciando-se uma dicotomia nos estudos sobre o corpo. Predomina a fragmentação corpo/mente. Notamos que o processo de ensino-aprendizagem é feito em consonância com a referida fragmentação. Não pretendemos fazer um exame exaustivo da temática, mas apenas buscar indícios representativos do seu tratamento nos limites apontados acima. Os resultados foram obtidos a partir da visita a acervos das cinco regiões do Brasil, denotando uma relativa ausência da temática e, quando da sua ocorrência, predominando a relação dicotômica, em prejuízo do corpo. No final, ensaiamos algumas reflexões.