Corpo, Epistemológica e Didática da Educação Física: Primeiras Impressões Sobre a Obra Introdução a Didática da Educação Física
Por Moaldecir Freire Domingos (Autor), Lidiane da Silva Miranda (Autor), Rita de Kássia de Lima Silva Nascimento (Autor), Antônio Lucas Santana Barreto (Autor), Antônio Monteiro Carlos Sobrinho (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
Nosso estudo busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física a partir de uma leitura fenomenológica da obra “Introdução a didática da educação física”, do professor Alfredo Gomes de Faria Junior. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, fundamentada no processo de interpretação segundo Merleau-Ponty (2006), principalmente, por termos nesse filósofo francês nosso referencial sobre corpo. Como resultados e discussões, nota-se na obra contradições, pois há indícios da concepção do corpo como objeto, mas momentos que considera o corpo como sujeito. Essas são as primeiras impressões de uma pesquisa andamento que encontra nessa obra avanços e limites da didática da educação física brasileira.