Corpo, Identidade e Imagem Corporal: Uma Revisão Narrativa
Por Cláudio Oliveira da Gama (Autor), Gláucio Oliveira da Gama (Autor), Valéria Nascimento Lebeis Pires (Autor), Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 278, 2021.
Resumo
No decorrer de sua gênese, o corpo passa por mutações que são influenciadas muitas vezes por fatores externos a sua vontade. Desta maneira o sujeito, sob várias influências, constrói sua identidade corporal baseada na vivência de suas sensações, sentidos e tomada de consciência. Com a atual busca por saúde enquanto ideal estético há modificações no modo de viver que atribui felicidade e completude a determinados padrões corporais. O objetivo do texto é propor reflexões acerca da valorização do culto ao corpo na construção da identidade, assim como da imagem corporal. Trata-se de uma revisão narrativa em forma de ensaio que estabelece relações com a atualidade, com temáticas recorrentes e novas perspectivas, contribuindo para o conhecimento e formação de profissionais envolvidos com a temática.A busca por imagens corporais de sucesso desperta desejos nos indivíduos que, por seguirem tendências socioculturais, acreditam carecer de modificações constantes nos corpos, neste caminho notável pela aprovação da beleza a figura do corpo modelo é superexplorada. Por imagem corporal entende-se a figura do próprio corpo formada pelo sujeito, podendo ser produzida de forma positiva ou negativa. Sua forma positiva apresenta resultantes de melhorias na saúde global, as negativas podem culminar em insatisfações e alterações na percepção do corpo acarretando transtornos prejudiciais à saúde. O trabalho reforça medidas de promoção de saúde e prevenção de transtornos à medida que há crescente insatisfações com a imagem, principalmente em grupos jovens de sexo feminino, muitas vezes criado pelo consumismo que incita necessidades de constantes transformações e adaptações corporais.
Referências
Brown, A., e Knight, T. (2015). Mudanças nas imagens da mídia sobre a aparência e o status social das mulheres de 1960 a 2010: uma análise de conteúdo de anúncios de beleza em duas revistas australianas. Journal of Aging Studies, 35, 74-83. https://doi.org/10.1016/j.jaging.2015.08.003
Campana, A.N.N.B., e Tavares, M.C.G.C.F. (2009). Avaliação da imagem corporal: Instrumentos e diretrizes para pesquisa. Phorte Editora.