Editora Dialética e Realidade. Brasil 2021. 201 páginas.

Sobre

O mês de julho de 2019 trouxe um grande desafio para um grupo de professores do ensino superior em EAD (os autores desta obra): constituir uma equipe de trabalho coesa envolvendo docentes de Artes Visuais, Educação Física e Música.

Desde o início, uma hipótese, ou uma quase certeza, estava presente em todos os debates: as competências e habilidades necessárias aos profissionais de Artes Visuais, Educação Física e Música requerem, além de conhecimento teórico, aspectos práticos para se desenvolverem. Um bom profissional de Artes Visuais saberá utilizar a teoria das cores em uma prática de escultura. O profissional de Educação Física competente, fará de seus conhecimentos sobre anatomia ou fisiologia, a base para demonstrar com seu próprio corpo uma prática requisitada. E o que seria daquele professor de música, douto em teoria musical, se não transformasse as notas da partitura em sons?

As práticas são o elo entre essas três áreas do conhecimento, mas o maior desafio proposto aos professores foi o de tratar das práticas de maneira interdisciplinar. Assim nasceu a Oficina de Prática Artística, um programa de quatro horas de duração, oferecido uma vez por bimestre, realizado nos estúdios de uma IES, transmitido ao vivo aos estudantes que poderiam participar de maneira síncrona por meio de chat. A realização de cada uma das edições dos programas era de responsabilidade de dois professores de Artes Visuais, dois de Educação Física e dois de Música. 

Arquivo