Resumo
Este estudo analisou a construção de uma cultura masculina de culto ao corpo, referente a uma estética corporal tida como ideal, que é propagada e cultivada através da mídia na sociedade contemporânea. Buscou-se por meio da literatura, compreender como essa cultura foca a atividade física e as tensões que a aspiração por essa estética corporal gera nas relações sociais e no comportamento dos indivíduos. Utilizando a análise de conteúdo de Laurence
Bardin (1977), examinou-se essa cultura através de uma revista masculina (Men´s Health Brasil), seus leitores e um site na rede Orkut da internet relacionado a ela. Constatouse, a partir da abordagem da revista, que essa cultura abrange vários aspectos, entre eles a idéia de que a atividade física seria eficaz frente a diversos fatores que se relacionam às condições do homem moderno, como: a melhora do desempenho sexual, a melhora do relacionamento com a parceira, da carreira profissional e da estética corporal, aliada à perda de gordura corporal e ao aumento de massa muscular. Todas essas marcas sustentadas no imaginário do alcance da felicidade e do sucesso que esse comportamento poderia impulsionar levam os homens a se enquadrarem num universo de relações sociais em que o culto ao corpo surge como uma exigência estabelecida por grupos sociais. Essa cobrança pelo alcance de um perfil estético magro, forte e disciplinado, às vezes, ocorre de forma tácita, outras vezes, de forma explícita. Essa representação de um corpo ideal aparece sustentada pela mídia, onde as representações de corpos surgem aliadas a ideais de felicidade, prazer, poder e juventude – uma busca constante que a cultura contemporânea insiste em propagar como fundamental para um estilo de vida para o homem moderno