Corpo, Música e Movimento: Preparação Corporal e o Canto Coral no Estáculo ‘claro Canto Cuiabá’ Apresentado Pelo Coral Ufmt
Por Danielle Batista (Autor), Dorit Kolling (Autor).
Resumo
Introdução: O espetáculo “Claro Canto Cuiabá”, apresentado pelo Coral UFMT, retrata diferentes aspectos da identidade cultural e da história de Cuiabá ao longo dos seus 300 anos. Por meio de quadros cênicos imagéticos, criados para dar sentido ao corpo em cena por meio das músicas, poesias, danças e coreografias, evidencia-se a importância do trabalho desenvolvido na música e no movimento. A proposta visa trazer um novo olhar ao trabalho dos profissionais de Educação Física e Música, bem como, ao trabalho de canto coral como tradicionalmente é conhecido. Objetivo: Preparar o espetáculo “Claro Canto Cuiabá”, a partir de uma concepção interdisciplinar, que une o canto e a movimentação cênica. Metodologia: O espetáculo foi montado utilizando-se dos seguintes processos: no que tange à área da Música: escolha e análise do repertório e poesias/poemas, leitura e trabalho músico-vocal do repertório selecionado junto ao Coral UFMT; na área da Educação Física: desenvolvimento da percepção e consciência corporal, trabalho de expressão cênica, trabalho de equilíbrio, força, resistência e lateralidade, vivência das danças regionais siriri e rasqueado cuiabano. Resultados: “Claro Canto Cuiabá” é o resultado da interdisciplinaridade na montagem artística. Partindo de quadros imagéticos que refletem um pouco da cultura e da história da cidade de Cuiabá, o espetáculo traz na concepção das cenas a junção da música, da história, da poesia e do movimento, utilizando-se, para tal, de recursos coreográficos de dança, cenas teatralizadas e poemas, movimentos cênicos dos cantores e solistas, buscando assim, um corpo por inteiro, no qual voz e movimento possam ser vivenciados de forma integral. Conclusão: Conclui-se, a partir dos resultados alcançados, a importância do trabalho de preparação corporal unido à técnica vocal por um corpo único, integral e orgânico, no qual corpo, voz e movimento sejam um só, ressignificando assim, a interdisciplinaridade entre Educação Física e Música.