Resumo

O presente projeto visou pesquisar pela ótica qualitativa através da metodologia da pesquisa-ação, junto ao Curso de Formação Continuada para Professores de Educação Física do Município de Florianópolis, um grupo de professores sujeito e produtor do conhecimento de todo o processo investigativo. Durante a pesquisa de campo, trabalhamos com práticas corporais que possibilitaram uma maior aproximação do corpo com suas expressões lúdicas e artísticas no intuito de analisar e construir princípios teóricometodológicos na Educação Física, numa perspectiva onde a educação corporal humana não se apresente descolada de preocupações éticas, estéticas e ecológicas, bem como investigar algumas das suas múltiplas linguagens expressivas que podem auxiliar no conhecimento e cuidado de si. Assim, ao considerarmos a complexidade e a diversidade que constituem estes processos, podemos refletir as imbricadas relações do corpo humano com o mundo - composição entre cultura e natureza - no processo de sensibilização e construção de sua consciência e expressividades através da concepção de corpo sugerida pelo pintor Friedensreich Hundertwasser. Neste sentido, através de práticas corporais que sejam concomitantemente lúdicas, artísticas e ecológicas # com ênfase na sensibilização e cooperação #, com base no #aprendizado sequencial# de Cornell (1997), propomos uma oportunidade de reflexão-ação crítica junto aos três registros ecológicos apontados por Guatarri (1990) que é a relação de cada um consigo mesmo, dos seres humanos entre si e destes com a natureza com base . The present project had the prupose to research a group of teachers who is the knowledge subject and producer of the intire investigational process, through the search-action methodology together with the Sustained Formation Course for Physical Education Teachers of Florianopolis city. During this study, it was done body practices which enabled a better body approaching with its playful and artistic expressions having the objective to analyse and build theoretic methodological principles in Physical Education in a perspective that the human corporal education does not present itself disjointed the ethical, aesthetic and ecological concerns as well as investigating some of several expressive languages which can help with the knoledge and care of themselves. Thus, it can be thought over the body relation with the world - compounded by culture and nature - in the sensibilization and construction process of its conscience and expressions through the body conception suggested by the painter Friedensreich Hundertwasser, when it is considered the diversity and complexity of these processes. Thereby, it is proposed an opportunity for a critical reflection-action together with the three ecological registers mentioned by Guatarri (1990) which are: the realtion of each one with themselves; the human being with themselves; and all of them with nature. It is based in sustainability and construction perspective of a BodyWorld Education through corporal practices which are playful, artistic and ecological at the same time # emphasising sensibilization and cooperation # according to the #sequencial learning# by Cornell (1997).

Acessar Arquivo