Corpo Sofredor: Tensões Narrativas e Política das Imagens no Fotojornalismo
Por Angie Gomes Biondi (Autor), ângela Cristina Salgueiro Marques (Autor).
Em Brazilian Journalism Research - BJR v. 1, n 2, 2015. Da página 120 a 141
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar os elementos que fazem da imagem fotográfica um espaço narrativo que maneja os códigos culturais que compreendem seu repertório a fim de compor modos interacionais que definem a experiência de ver o sofrimento. Partimos da observação de que o corpo sofredor trazido pela fotografia jornalística, nestes exemplares aqui analisados, implica menos em explorar formas de submissão do olhar à compaixão e mais buscar seus indícios de resistência, de subjetivação e revelações que possam evidenciar como os fotografados encontram maneiras de dificultar o legendamento de seus rostos e corpos criando dissonâncias e dissensos entre seu “aparecer” e o registro narrativo (visual e verbal) de sua exposição.
Referências
BIONDI, Angie. O sofredor como exemplo no fotojornalismo. Notas sobre os limites de uma identidade. Brazilian Journalism Research (Impresso), v. 7, p. 90-105, 2011.
BOLTANSKI, Luc. Distant suffering; morality, media and politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
COURTÉS, J.; GREIMAS, A.J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
DIDI-HUBERMAN, George. Coisa pública, coisa dos povos, coisa plural. in A República por Vir: Arte, Política e Pensamento para o Século XXI, ed. Leonor Nazaré e Rodrigo Silva. Lisbonne: Fondation Calouste-Gulbenkian, 2011, p.41-70.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
HUSSAK, Pedro. Rancière: a política das imagens. Princípios, v.19, n.32, 2012, p.95-107.
MARQUES, Ângela. Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Discursos Fotográficos (Online), v. 10, p. 61-86, 2014.
MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (org). O jornal: da forma ao sentido. 2ª ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.
PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PICADO, Benjamim. A Ação e a Paixão que se Colhem num Rosto: pensando os regimes de discurso do retrato humano no fotojornalismo. Galáxia (PUCSP), v. 18, p. 284-299, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du Sensible: esthétique et politique. Paris: La Fabrique éditions, 2000.
RANCIÈRE, J. Le travail de l’image. Multitudes, n.28, 2007, p.195-210.
RANCIÈRE, J. El teatro de imágenes. In: AAVV, Alfredo Jaar. La política de las imágenes, Santiago de Chile, editorial Metales pesados, 2008, p.69-89.
RANCIÈRE, J. Política de Pedro Costa. In: Cem Mil Cigarros – os filmes de Pedro Costa. Ed. Ricardo Matos Cabo, Lisboa: Orfeu Negro, 2009, p.53-63.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma histórica crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos, 2004.
ZELIZER, Barbie. Aboutto die: how new images move the public. Oxford University Press, 2010.