Resumo
A investigação trata do fenômeno da corpocriação na existência corpo (Merleau-Ponty, 2011), seus processos criadores, a sua dança e seus desdobramentos para o processo educacional como educação de sensibilidade (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012). Numa perspectiva poético-fenomenológica, é adotado o estilo ensaístico e fotográfico como forma textual mais coerente para tratar dos processos investigados, sua compreensão e a comunicação das experiências (Larrosa-Bondía, 2002) sob o primado existencial de uma tradição antropo-filosófica (Ferreira-Santos, 1999, 2000, 2010; Severino, 1983; Gusdorf, 1979, 2003) que entrecruza as noções de pessoa, corporeidade e mito. Com o locus privilegiado do Núcleo de Dança do Lab_Arte Laboratório Experimental de Arte-educação & Cultura da Faculdade de Educação da USP, o qual atua na formação sensível de educadores, principalmente em formação inicial (pedagogia e licenciaturas), a pesquisa se apoia no estilo investigativo da mitohermenêutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012; Ferreira-Santos, 1999, 2008, 2010) e da fenomenologia existencial (Merleau-Ponty, 2011; Bachelard, 1988, 1990, 1997, 2003, 2008) e apresenta e interpreta os processos de criação poético-corporais experienciados pelos participantes utilizando as categorias simbólico-hermenêuticas de vertigem, voragem e vórtice (Ferreira-Santos, 2000 e Ferreira- Santos et al, 2007) e reafirmando a importância da dança, artes do corpo ou artes da presença (Azevedo, 2013) nos processos formativos. Neste sentido, o mar é a categoria epistemológica de análise, metáfora investigativa e símbolo articulador principal da investigação, na perspectiva da líquida ossatura, do fenômeno da corpocriação no duplo movimento simultâneo captado na pesquisa: corpocriação como a obra constituída e corpocriação como processo de constituição.