Corporações no Futebol: Uma Análise dos Acordos de Fornecimento e Patrocínios nos Clubes de Elite da América Latina
Por Renan Barabanov de Assis (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 4, n 1, 2019.
Resumo
Dentro de uma indústria cada vez mais profissionalizada e marcada pelo influxo de capital e ampliação do alcance e interesse gerados, o futebol profissional vivenciou, nos últimos anos, a chegada de novos parceiros corporativos, transformando patrocínios e ativações em uma das fontes de renda mais importantes para os clubes que duelam não apenas dentro de campo, como também por acordos e negociações comerciais. Para compreender esse cenário, não restrito ao cenário das ligas e países com forte apelo econômico, o artigo baseou-se no estudo de Unlucan (2014) para mapear acordos patrocínios e fornecimentos de material esportivo pelos clubes da primeira divisão das nações da América Latina, um dos mercados que mais produzem jogadores para atuarem em grandes centros ou competições internacionais.