Resumo

No atual cenário da Educação Física escolar alguns projetos contribuem para uma visão de corpo em totalidade e proporcionam maior diálogo nos planejamentos escolares. Tais iniciativas fundamentam a Educação Física na escola e implementam uma concepção de aprendizagem crítica sobre o corpo e a construção histórico/cultural das práticas que o envolvem. Considerando que toda aprendizagem é corporal, essas práticas enfatizam ainda uma ideia do aprender menos compartimentalizado e restrito aos conhecimentos lógicos e linguísticos, geralmente norteadores da rotina escolar. A fim de gerar reflexões sobre a interdisciplinaridade resultante dessas iniciativas inovadoras, neste estudo será relatada e discutida a experiência da EMEF Jardim Primavera (escola de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Hortolândia) com o projeto "Arte para além dos muros da escola". O trabalho que destinouse a todas as turmas dos dois períodos da escola, de autoria da Coordenadora Pedagógica da unidade, a Pedagoga Maria Natalina de Oliveira Farias, em 2014 explorou as pinturas e seus autores, enfocando as obras que retratavam a infância, as brincadeiras infantis e seus cenários (percebidos principalmente nas obras dos artistas Ivan Cruz e Cândido Portinari, mas também foram apresentadas obras dos artistas Claude Monet, Romero Britto e Tarsila do Amaral). Nas aulas de Educação Física os alunos exploraram a Arte com o corpo e compararam épocas e cenários sociais das brincadeiras e da infância retratadas nas obras. O trabalho aconteceu em duas etapas, assim, no primeiro semestre os alunos conheceram os autores e se familiarizaram com as obras, interpretando-as em diferentes contextos, além de buscar formas próprias de expressão. No segundo semestre algumas obras foram grafitadas em parte do muro externo da escola, enfatizando a metáfora que intitula o projeto "Arte para além dos muros da escola". Intencionando expandir o conceito de Arte, em 2015 o projeto focará nas manifestações expressas no universo da música, apresentando-a no mesmo contexto artístico das pinturas já enfocadas. No tocante à Educação Física, a música se faz presente em diversas áreas das práticas corporais e da aprendizagem motora, no entanto nem sempre com objetivos conscientes e na maioria dos casos desvinculada de qualquer teor artístico. Buscamos com o projeto em geral a ampliação do conceito Arte, desmistificá-la como uma exclusividade dos grupos de elite, assim como revelar e difundir suas representações nas diferentes realidades sociais que nos cercam. A experiência proporcionou uma aprendizagem mais significativa e integrada aos alunos, além de gerar vínculo entre a comunidade e a escola. Em sua continuidade intentamos ampliar e legitimar esses resultados.

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