Corporeidade: Por Uma Abordagem Humanizadora do Corpo em Busca da Existencialidade
Por Cassiano Ferreira Inforsato (Autor), Flávia Baccin Fiorante (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 9, n 2, 2010.
Resumo
O presente estudo trata de uma análise contextualizada da Corporeidade a partir de teorias e perspectivas do pensamento científico contemporâneo. O referencial teórico é composto por autores que discutem este fenômeno como algo complexo, livre das idéias mecanicistas e dualistas impostas pelo paradigma cartesiano. Discute-se também a Educação Motora, enquanto ramo pedagógico de uma possível ciência denominada Motricidade Humana. Para trabalharmos e vivenciarmos a corporeidade na perspectiva da Educação Motora é necessário a apropriação de propostas que privilegiem nas aulas o corpo sujeito, em detrimento de outras atitudes que muitas vezes encontramos no interior da escola, a qual privilegia o gesto perfeito, adestrando as ações dos corpos envolvidos, contribuindo assim, para a eficiência do movimento feito de forma mecanizada.