Corpos em luta: ressignificando e ampliando olhares para a ação de lutar
Por Jéssica Caroline da Costa (Autor), Carlos Henrique Augusto dos Santos (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: O Programa Sesc de Esportes (PSE) tem como objetivo o ensino do esporte em toda sua completude tendo como premissa a formação integral para a cidadania, o ensino por meio de jogos e a abordagem de temas transversais. Questões étnico-raciais e o reconhecimento do corpo preto em suas dimensões culturais, políticas e identitárias, apresentam-se como temas de extrema relevância dentro deste processo de formação. Assim, a partir de jogos de lutas, buscou-se levar nossas alunas (os) a refletir sobre estas dimensões: quais as lutas dos corpos pretos? Objetivo: O objetivo das atividades propostas foi desenvolver junto às crianças do PSE 6 a 10 anos a autoimagem corporal, buscando evidenciar o corpo preto e suas lutas sociais, trazendo um olhar ampliado sobre o significado e a ação de lutar. Desenvolvimento: A ação “Corpos em Lutas” foi desenvolvida em 3 diferentes momentos: 1) Autoimagem corporal por meio da identificação de características físicas diversas. 2) Formação de duplas a partir do reconhecimento de semelhanças e diferenças físicas dentro da turma como, por exemplo, características do cabelo ou cores da pele. Estas duplas se dirigiram a estações, nas quais realizavam jogos prédesportivos de lutas. Algumas estações, porém, ao invés de jogos, continham imagens de lutas do movimento negro, como o Apartheid, Black lives Matter, Movimento abolicionista brasileiro e luta contra o racismo no contexto esportivo. Nestas estações, as crianças foram provocadas a identificar quais tipos de lutas existiam. 3) Roda Final: As crianças identificaram os tipos de lutas e compartilharam com falas como: “lutas da comunidade”, “lutas pelo direito”, “lutas na vida”. Outras falas como “não encontrei ninguém com cor igual a minha” nos alertaram para a ausência de corpos pretos na turma. Sugestões: Realização de buscas ativas que promovam a presença de mais corpos diversos nas turmas de PSE