Corpos Modernos e Vigorexia: Ideais Midiáticos e Suas Influências na Imagem Corporal Masculina

Parte de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar . páginas 147 - 168

Resumo

A abordagem do tema corpo é de extrema relevância, em especial quando passamos a estudar enfoques especiais nos assuntos relacionados à vigorexia e, não sem efeito, direcioná-la ao público masculino, apesar deste distúrbio de imagem não se restringir somente aos homens. 
A tecnologia se faz presente no cotidiano das pessoas, em suas mais variadas formas, quer seja através da mídia, das técnicas de intervenção cirúrgicas, nos produtos de beleza, aparelhos para ginástica etc., não poderíamos deixar de ressaltar o fato de que o corpo passa a ser objeto de desejos e atenções que remetem a si próprio, seu destino e construção no tocante ao que pode ou não ser valorizado na cultura em que este se inseriu. 
A busca pelo corpo perfeito tem o efeito de produzir discursos duplos que se justificam por relacionar as atividades físicas como promotoras de boa saúde e veículo de credibilidade social, bem como ser objeto de desejo, mas não deixam claro ou pelo menos não fazem questão de revelar, quais os processos pelos quais passam os que já adquiriram o tão desejado corpo perfeito, ficando somente sua imagem como fontes de inspiração e desejo. 
O estudo procurou estabelecer conexões entre o quadro corporal atual, com inúmeras exigências e questões a se valorizar quando pensamos no corpo e suas representações. Atualmente, o corpo, por si só, não representa algo socialmente valorizado, a menos que esteja perpassado por inúmeros cuidados que o caracterize como um corpo valorizado. Com base na análise e discussão dos dados, podemos concluir que os distúrbios de imagem se fazem presentes em grande número em usuários da rede, uma vez que nossos participantes deram indícios significativos da ocorrência de vigorexia em seus depoimentos e interações com seus pares. 

Acessar