Resumo

Introdução: Os Jogos Virtuais Ativos (JVA) são jogos que permitem o jogador exercer atividades físicas em mundos virtuais, através de consoles e instrumentos que captam os movimentos, atividades estas que apontam o seu desempenho através do resultado do jogo, sendo que este aumenta quanto melhor for o desenvolvimento das habilidades motoras do sujeito. Objetivo: Analisar a correlação entre a variável de agilidade de membros inferiores (MI) e o desempenho em um JVA(Three Kick). Métodos: Participaram do estudo 84 escolares do Ensino fundamental II da rede particular de ensino de Curitiba-PR, sendo 47 meninas e 37 meninos, com média de idade de 11,74 anos ( 15±"> 0,4) e 11,84 anos ( 15±"> 0,4), respectivamente. O nível de agilidade dos participantes foi avaliado, por meio do teste do quadrado, proposto pela bateria de testes Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2000). Os participantes jogaram, uma única vez, após a explicação por parte do pesquisador, sobre a prática do jogo, um JVA que exige agilidade de membros inferiores, denominado Three Kick.O JVA consiste em golpear com os MI, uma coluna fixa, com três níveis de altura, recebendo como indicativo de onde se deve golpear para somar pontos, um sinal luminoso e sonoro. Para análise dos dados, utilizou-se o teste de correlação de Spearman, e os dados foram tabulados no software SPPS_22.0. Resultados: Os resultados evidenciaram uma correlação negativa entre o score obtido no JVA e o tempo para realização do teste de agilidade (r= - 0,360). Conclusão: os resultados sugerem que um bom nível de agilidade de MI, pode estar associado a um elevado score de pontuação no JVA Three Kick. Tais resultados, indicam a potencialidade dos JVA reproduzirem ambientes de pratica motora semelhantes ao mundo natural, uma vez que o bom desempenho em suas propostas de game, podem vir a exigir um bom condicionamento das capacidades motoras.

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