Resumo

INTRODUÇÃO:

São poucas as informações que relacionam testes funcionais com testes mais precisos, como a dinamometria isocinética.

OBJETIVO:

Correlacionar as variáveis isocinéticas pico de torque (PT), potência média (PM) e trabalho total (TT) de rotadores internos de ombro em atletas de handebol do gênero masculino com o teste funcional de arremesso de medicine ball (AMB).

MÉTODOS:

Participaram desse estudo 25 atletas amadores de handebol do gênero masculino com idade média 17,72 ± 2,16 anos. A coleta de dados foi realizada em dois dias diferentes, respeitando intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões. De maneira aleatória, definida por sorteio, os atletas faziam o teste isocinético ou o teste de AMB. Para o teste de AMB, o atleta deveria arremessar uma medicine ball de 3 kg a maior distância possível. Para análise isocinética, foram utilizadas as velocidades de 60°/s e 180°/s avaliando a capacidade muscular dos músculos rotadores internos de ombro. Para análise de associações foram utilizados os testes de correlação de Pearson e regressão linear simples.

RESULTADOS:

Foram observadas associações moderadas (0,60 ≤ r < 0,70; p<0,05) para as variáveis PT, PM e TT e o teste de AMB na velocidade de 60°/s. Além disso, observaram-se associações altas (r ≥ 0,70; p<0,05) entre as variáveis estudadas na velocidade de 180°/s.

CONCLUSÃO:

As variáveis isocinéticas PT, PM e TT, de rotadores internos de ombro do braço dominante de atletas de handebol do gênero masculino apresentam correlação moderada a alta com o teste funcional de AMB.

Palavras-chave : ombro; torque; dinamômetro de força muscular.

Acessar Arquivo