Resumo

Correlacionar medidas antropométricas e qualidade de vida de idosas praticantes de exercícios físicos.

MÉTODOS: Estudo do tipo transversal quantitativo, constituído por uma amostra de 82 idosas. A qualidade de vida foi estimada por meio da aplicação do instrumento Short-Form Hearth Survey (SF-36). As medidas antropométricas usadas foram massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril, índice de massa corporal, relação cintura-quadril e índice de adiposidade corporal. Correlações com nível ≥0,20 (p<0,05) foram inseridas em modelos de regressão logística com base na teoria de modelos lineares generalizados. A modelagem das covariáveis foi realizada por método de Stepwise Backward. A normalidade dos resíduos foi verificada por teste de Shapiro-Wilk. Para comparar os diferentes modelos foi usada a análise da variância. Para definir o modelo mais ajustado foi aplicado a regressão logística na família exponencial de Poisson e Binomial Negativa.

RESULTADOS: Foram identificados seis modelos de regressão logística que demonstraram maior qualidade de ajuste. Dentre esses modelos, destacou-se nas idosas com idade de 60 a 69 anos, a relação que: quanto menor a estatura, a circunferência do quadril, o índice de adiposidade corporal e maior a circunferência do quadril melhor a saúde mental.

CONCLUSÕES: Existem correlações significativas entre as medidas antropométricas e os domínios da qualidade de vida de idosas praticantes de exercícios físico.

Acessar