Correlação Entre o IMC e os Níveis de Atividade no Período Escolar
Por Winston Gomes Almeida (Autor), Luciana Leite Silva Barboza (Autor), Danilo Rodrigues Pereira da Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A atividade física regular está associada à uma variedade de benefícios para a saúde na infância (JANSSEN e LEBLANC, 2010), sendo um fator importante e de grande influência para hábitos mais saudáveis na vida adulta. Por outro lado, a obesidade é considerada um grave problema de saúde pública na atualidade (ALMEIDA, SILVA e CYRINO, 2009). Estudos identificaram que o baixo nível de atividade física, sobretudo de intensidade moderada a vigorosa, está relacionado ao excesso de peso/obesidade, avaliado pelo índice de massa corporal (IMC) (FERRARI et al., 2005). Todavia, poucos estudos em contextos de renda média e baixa utilizaram medidas objetivas de atividade física, as quais permitem a mais clara identificação das intensidades das atividades. Sendo a escola um ambiente onde as crianças passam significativa parte do dia, investigar a relação entre o IMC e os níveis de atividade física no ambiente escolar pode ajudar o direcionamento de ações de promoção de saúde na escola.