Correlação entre o nível de aptidão cardiorrespiratória e a atividade física habitual em recrutas da força aérea brasileira
Por Fábio Angioluci Diniz Campos (Autor), Shayne De Souza Mattos (Autor), Alexander Barreiros Cardoso Bomfim (Autor), Helder Guerra De Resende (Autor), Vinicius De Oliveira Damasceno (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade de manter esforços de intensidade moderada ou alta por longos períodos de tempo e é altamente relacionada aos hábitos de atividade física e níveis de condicionamento físico. Consequentemente, a análise da prática de atividade física habitual em militares e a sua relação com a aptidão cardiorrespiratória torna-se fundamental. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre o nível de aptidão cardiorrespiratória e a atividade física habitual em recrutas de uma organização militar da Força Aérea Brasileira. A amostra foi composta por 86 recrutas em fase final do curso de formação de soldados. A coleta de dados foi realizada por meio do teste de aptidão cardiorrespiratória de 12 minutos e do questionário de Baecke validado para a língua portuguesa, para a avaliação da prática de atividade física habitual. Para a caracterização da amostra e análise exploratória, utilizou-se a estatística descritiva. A distribuição da normalidade dos dados foi analisada por meio do teste de Shapiro-Wilk, seguidas do teste de correlação de Pearson e do teste Mann Withney, utilizado para comparação entre os grupos de menor e maior aptidão cardiorrespiratória. Foi adotado o nível de significância de p ≤ 0,05 foi adotado. De acordo com os resultados, 63,9% da amostra apresentou níveis satisfatórios de aptidão cardiorrespiratória (bom e excelente).