Correlação entre os instrumentos NASA-TLX e PSE BORG-10 para mensuração da carga de trabalho de voo em pilotos de combate da Força Aérea Brasileira.
Por Gilson Costa Dos Santos Jr (Autor), Adriano Percival Calderaro Calvo (Autor), Caio Oliveira Ramado (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Os pilotos de combate são submetidos a fatores estressores de ordem psicofisiológica. Sua atividade exige elevado esforço cognitivo e físico, associado a risco de vida e grande responsabilidade nas ações de defesa do espaço aéreo. Pouco se sabe sobre a magnitude da carga de trabalho imposta aos pilotos de aviões de caça e como avaliá-la. Métodos simples e objetivos com esse fim seriam úteis para o planejamento da atividade desses profissionais. OBJETIVO: Analisar a correlação entre os instrumentos de verificação de carga de trabalho NASA-TLX (Task Load Index) e Percepção Subjetiva de Esforço de Borg (PSE-10). MÉTODOS: Participaram do estudo 22 pilotos de combate, do sexo masculino, da Força Aérea Brasileira (27 ± 4 anos; IMC = 25,9 ± 1,9 kg/m2, 706 ± 634 h voo de combate). Os critérios de exclusão foram hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico de doença cardiovascular ou síncope. Todos estavam aptos na inspeção anual de saúde e assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Os pilotos realizaram um voo de caça por cerca de 60 min. Logo após, responderam ao NASA-TLX, que consiste em questionário utilizado largamente para a avaliação do índice de carga de trabalho em situações operacionais, estratificando a carga em dimensões como a Exigência Mental (EM), Exigência Física (EF), Exigência Temporal (ET), Performance (PER), Nível de Esforço Total (NET) e Nível de Frustração (NF), que são inicialmente avaliadas em taxas de 1 a 100. Em segunda etapa as 6 dimensões são comparadas em pares (15 comparações) para a análise de quais dimensões tiveram maior peso (número de vezes que a dimensão foi selecionada). Após quantificação das taxas ajustadas (taxa x peso), calcula-se a soma dos 6 ajustes e divide-se por 15, para obter a Taxa Global Ponderada (TGP) da Carga de Trabalho. Após a aplicação do NASA-TLX, os pilotos também responderam à escala PSE-10. Para análise estatística foi utilizada análise descritiva (mediana e [amplitude interquartil]) e calculada a correlação de Spearman (α = 0,05). RESULTADOS: TGP (58,8 [16,7]) e PSE-10 (5 [4]) foram consideradas “carga elevada” e “forte”, respectivamente. Os valores do NASA-TLX são exibidos na Tabela, com destaque para a dimensão EM. Foram encontradas correlações moderadas entre PSE-10 vs. TGP (rs= 0,552; p=0,008) e dimensões do NASA TLX: Exigência Mental (rs = 0,442; p = 0,04), Exigência Física (rs = 0,572; p=0,005), Esforço Total (rs = 0,482, p = 0,023) e Exigência Temporal (rs = 0,510, p = 0,015).