Resumo

Os pilotos de combate são submetidos a fatores estressores de ordem psicofisiológica. Sua atividade exige elevado esforço cognitivo e físico, associado a risco de vida e grande responsabilidade nas ações de defesa do espaço aéreo. Pouco se sabe sobre a magnitude da carga de trabalho imposta aos pilotos de aviões de caça e como avaliá-la. Métodos simples e objetivos com esse fim seriam úteis para o planejamento da atividade desses profissionais. OBJETIVO: Analisar a correlação entre os instrumentos de verificação de carga de trabalho NASA-TLX (Task Load Index) e Percepção Subjetiva de Esforço de Borg (PSE-10). MÉTODOS: Participaram do estudo 22 pilotos de combate, do sexo masculino, da Força Aérea Brasileira (27 ± 4 anos; IMC = 25,9 ± 1,9 kg/m2, 706 ± 634 h voo de combate). Os critérios de exclusão foram hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico de doença cardiovascular ou síncope. Todos estavam aptos na inspeção anual de saúde e assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Os pilotos realizaram um voo de caça por cerca de 60 min. Logo após, responderam ao NASA-TLX, que consiste em questionário utilizado largamente para a avaliação do índice de carga de trabalho em situações operacionais, estratificando a carga em dimensões como a Exigência Mental (EM), Exigência Física (EF), Exigência Temporal (ET), Performance (PER), Nível de Esforço Total (NET) e Nível de Frustração (NF), que são inicialmente avaliadas em taxas de 1 a 100. Em segunda etapa as 6 dimensões são comparadas em pares (15 comparações) para a análise de quais dimensões tiveram maior peso (número de vezes que a dimensão foi selecionada). Após quantificação das taxas ajustadas (taxa x peso), calcula-se a soma dos 6 ajustes e divide-se por 15, para obter a Taxa Global Ponderada (TGP) da Carga de Trabalho. Após a aplicação do NASA-TLX, os pilotos também responderam à escala PSE-10. Para análise estatística foi utilizada análise descritiva (mediana e [amplitude interquartil]) e calculada a correlação de Spearman (α = 0,05). RESULTADOS: TGP (58,8 [16,7]) e PSE-10 (5 [4]) foram consideradas “carga elevada” e “forte”, respectivamente. Os valores do NASA-TLX são exibidos na Tabela, com destaque para a dimensão EM. Foram encontradas correlações moderadas entre PSE-10 vs. TGP (rs= 0,552; p=0,008) e dimensões do NASA TLX: Exigência Mental (rs = 0,442; p = 0,04), Exigência Física (rs = 0,572; p=0,005), Esforço Total (rs = 0,482, p = 0,023) e Exigência Temporal (rs = 0,510, p = 0,015).