Correlações entre a cinemática e cinética propulsiva em um teste com dinamômetro compacto de cadeiras de rodas: um estudo piloto
Por Manoel Cunha Costa (Autor), Saulo Fernandes Melo Oliveira (Autor), José Igor Vasconcelos de Oliveira (Autor), José Humberto Morales Vieira de Melo (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 24, n 1, 2023.
Resumo
O objetivo desse estudo foi relacionar variáveis cinemáticas do movimento propulsivo com a capacidade de desenvolver potência na cadeira de rodas. Foram avaliados 5 participantes adultos, sem deficiência e qualquer limitação articular, submetidos a um período de aquecimento de duração de dois minutos para a obtenção da frequência livre de propulsão (FCF). Em seguida passaram por um protocolo de cinco minutos em uma frequência a 150% da FCF. Os dados cinemáticos foram coletados durante os últimos dez segundos de cada minuto do protocolo. Foram realizadas correlações a fim de observar o comportamento das interações entre as variáveis. Adotou-se p<0.05. Como principais resultados não foram observados correlações significativas no primeiro minuto do protocolo para nenhuma das variáveis selecionadas. No segundo minuto houve correlações altas e significativas entre as variáveis ângulo do tronco e ângulo de impulsão (r=0.89) e entre tempo de impulsão e ângulo de tronco (r=-0,91). No terceiro minuto observou-se correlações altas e significativas entre ângulo de impulsão e ângulo de cotovelo (r=-1,00) e entre a potência e o tempo de impulsão (r=-0,90). No quarto minuto houve correlação alta e significativa entre ângulo de cotovelo e ângulo de tronco (r=-0,88). No quinto minuto foram observadas correlações altas e significativas entre potência e tempo de impulsão (r=-0,90) e ângulo de cotovelo e tempo de impulsão (r=-0,90). Em suma, dentre as variáveis cinemáticas estudadas o tempo de impulsão parece exercer uma forte influência na potência resultante no movimento de locomoção em cadeiras de rodas.