Correlações entre a prática de atividade física, índice de massa corporal, autopercepção da imagem corporal e estado de saúde em alunos do ensino fundamental ii
Por Gleison Teixeira Ganda (Autor), Wellington Danilo Soares (Autor), Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis (Autor), Ronilson Ferreira Freitas (Autor), Alenice Aliane Fonseca (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a correlação entre a prática de atividade física, índice de massa corporal, autopercepção da imagem corporal e estado de saúde de alunos do ensino fundamental II. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal e caráter quantitativo. A coleta de dados foi realizada através do google forms. O formulário foi composto por questões referentes ao perfil sociodemográfico, antropométrico, prática de atividade física, autopercepção da imagem corporal e estado de saúde. Foi utilizado o teste de correlação ρ de Spearman. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Participaram do estudo 287 alunos, com média de idade de 12,99 DP±1,28, sendo 60,3% (n=173) do sexo feminino e 39,7% (n=114) masculino. Observou-se que os alunos praticam em média 57,85 minutos de atividades físicas diárias, sendo 34,8% sobrepesos e/ou obesos, 65,5% insatisfeitos com sua imagem corporal e 31,0% possuem uma autopercepção negativa do seu estado de saúde. Foram identificadas correlação negativa e significativa entre a prática de atividade física e a autopercepção do Estado de Saúde (r=-0,206, p=0,000). Enquanto o e a autopercepção da imagem corporal não apresentaram correlações significativas. Conclui-se que a prática de atividade física está correlacionada com a autopercepção do estado de saúde ruim, e não com o índice de massa corporal e insatisfação com a imagem corporal em alunos do ensino fundamental II.