Correlações entre velocidade e agilidade em escolares de lagoa do carro
Por João Vitor De Araújo Silva (Autor), Douglas Eduardo Ferreira Maia (Autor), José Victor Washington Gomes Da Silva (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
A aptidão física é definida como a junção de componentes que compõem a saúde e performance (CASPERSEN, POWELL e CHRISTENSON, 1985). A da performance, o foco é voltado para o melhor desempenho nos esportes e seus componentes são: a velocidade, potência, equilíbrio e agilidade (MCARDLE, KATCH e KATCH, 2015). A velocidade é uma capacidade física que tem por característica uma ação vigorosa de locomoção em um breve espaço de tempo e a agilidade é a capacidade de mudar de direção o mais rápido possível, que tem uma dependência da velocidade, da força e da coordenação (DANTAS, 2003; GALLAHUE & OZMUN,2013). Sabendo-se disso, faz-se necessário a investigação do quanto a velocidade impacta na agilidade. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o grau de impacto da velocidade sobre a agilidade em crianças e adolescentes de ambos os sexos. METODOLOGIA: Participaram do estudo cerca de 1173 crianças e adolescentes de idades de 5 a 15 anos matriculadas na rede municipal de ensino do município de Lagoa do Carro - Pernambuco de ambos os sexos. A velocidade foi avaliada através do teste de 20 metros considerando o menor tempo em duas tentativas, enquanto a agilidade pelo shuttle run. Os dados foram analisados através do software JASP 16.4. Para verificar o grau de impacto de uma variável sobre a outra nos escolares, utilizou-se a análise de regressão correlacional através do coeficiente de pearson com <1 para uma correlação impactante. RESULTADOS: Foi observado um efeito de moderado a pesado no grau de relação entre as variáveis ( R= 0,679***, p= < .001), mostrando que há um efeito positivo de impacto entre a velocidade e agilidade. DISCUSSÃO: Os achados corroboram com o que há na literatura e que tal impacto pode variar de acordo com o público e modalidade praticada. (KROLO et al, 2020) CONCLUSÕES: Conclui-se que os escolares que melhor desempenharam no teste de velocidade, consequentemente tiveram melhores resultados na agilidade no teste de shuttle run.