Corrida de orientação para pessoas com deficiência intelectual como proposta de desenvolvimento no brasil
Por Isabela Gouveia Marques (Autor), Thiago Bassani Bellusci (Autor).
Resumo
Corrida de orientação é uma modalidade que consiste em percorrer determinado terreno utilizando um mapa preparado para esta finalidade, uma bússola, e encontrar os pontos de controle no menor tempo possível. Existem três regras básicas para a prática de corrida de orientação: passar por todos os pontos de controle, marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza. Há pelo menos duas formas distintas de realizar corrida de orientação: com atletas em competições formais, e na escola com objetivos interdisciplinares, de formação e inclusão. A orientação desenvolve inteligências múltiplas, sendo linguística ou verbal, para a comunicação; lógico-matemática em resolução de problemas; musical em detectar sons do ambiente e situá-lo no mapa, e com isso a inteligência espacial em perceber a direção do som e interpretar o mapa; a cinestésica-corporal no desenvolvimento motor; inteligência naturalista na exploração; e inteligência intra e interpessoal em conhecer habilidades e limitações, autoconsciência, convivência, iniciativa, decisão e domínio de emoções. Ainda é uma atividade interdisciplinar em que pode ser trabalhada a matemática, história, geografia, física, dependendo do local em que acontece a atividade. Pensou-se em verificar se há estudos sobre corrida de orientação para pessoas com deficiência intelectual. Foi realizada revisão bibliográfica de artigos sobre o assunto no Brasil. Levantamento bibliográfico de estudos brasileiros detectou poucos resultados nessa modalidade, não sendo encontrados projetos com foco em pessoas com deficiência intelectual, as quais certamente poderiam beneficiar-se dos aspectos cognitivos positivos promovidos pela corrida de orientação. Sugere-se que projetos nesta área apresentem adaptações na estruturação e detalhamento do mapa, escalas mais adequadas, substituição dos pontos de controle por situações problemas, como perguntas de raciocínio lógico ou tarefas físicas, atividades promovidas em grupo, para cooperação e comunicação, promover situações que desenvolvam noção espaço temporal, memória, atenção e concentração.