Resumo

O objetivo deste estudo passou pela análise da qualidade dos serviços e a consequente intenção de recomendação da corrida de São. João de Braga e da região de Braga, como destino turístico, por parte dos participantes. A amostra foi de 284 participantes, tendo sido usado um instrumento que já foi utilizado noutros estudos desta mesma temática.  Para analisar os dados e verificar a relação existente entre as variáveis foram realizados testes de regressão linear múltipla. Os principais resultados evidenciaram o processo de acreditação e o kit de participação como preditores estatisticamente significativos ao nível das intenções de recomendação da corrida e o processo de acreditação e a paisagem circundante para as intenções de recomendação da região. Posto isto, aquando da avaliação da qualidade dos serviços, destaca-se o processo de acreditação, uma vez que é um preditor comum das intenções de recomendação do evento e da região.

Referências

BABAKUS, Emin; BIENSTOCK, Carol; VAN SCOTTER, James. Linking perceived quality and customer satisfaction to store traffic and revenue growth. Decision Sciences, v. 35, n. 4, p. 713-737, 2004.

BARAJAS, Ángel; SALGADO, Jesyca; SÁNCHEZ, Patricio. Problemática de los estudios de impacto económico de eventos deportivos. Estudios de Economía Aplicada, v. 30, n. 2, p. 441-461, 2012.

BRADY, Michael K; CRONIN, Joseph. Some new thoughts on conceptualizing perceived service quality: A hierarchical approach. Journal of marketing, v. 65, n. 3, p. 34-49, 2001.

CARVALHO, Maria José et al. Economic impact of the 11th Douro Valley Half Marathon. Physical Culture and Sport Studies and Research, v. 78, n. 1, p. 41, 2018.

CARVALHO, Pedro Guedes; LOURENÇO, Rui. Turismo de prática desportiva: Um segmento do mercado do turismo desportivo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 9, n. 2, p. 122-132, 2009.

COLEMAN, Richard; RAMCHANDANI, Girish. The hidden benefits of non-elite mass participation sports events: an economic perspective. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 12, n. 1, p. 19-31, 2010.

CRONIN, Joseph; BRADY, Michael; HULT, Tomas. Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, v. 76, n. 2, p. 193-218, 2000.

FERREIRA, Mafalda. Estudo Prática de Corrida em Portugal. 2015. Disponível em: < http://www.marchaecorrida.pt/uploads/5a0c53d99b89c_1510757337.pdf >. Acesso em: 10 de junho de 2018.

GIBSON, Heather J; KAPLANIDOU, Kyriaki; KANG, Sung Jin. Small-scale event sport tourism: A case study in sustainable tourism. Sport management review, v. 15, n. 2, p. 160-170, 2012.

GRATÃO, Otávio Augusto; ROCHA, Claudio Miranda. Dimensões da motivação para correr e para participar de eventos de corrida. Revista Brasileira de Ciência e Movimento v. 24, n. 3, p. 90-102, 2016.

GRATTON, Chris; DOBSON, Nigel; SHIBLI, Simon. The economic importance of major sports events: A case-study of six events. Managing Leisure, v. 5, n. 1, p. 17-28, 2000.

JAE KO, Yong et al. The role of involvement and identification on event quality perceptions and satisfaction: A case of US Taekwondo Open. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 22, n. 1, p. 25-39, 2010.

KELLEY, Scott; TURLEY, Lou W. Consumer perceptions of service quality attributes at sporting events. Journal of Business Research, v. 54, p. 161– 166, 2001.

KOUTHOURIS, Charilaos; ALEXANDRIS, Konstantinos. Can service quality predict customer satisfaction and behavioral intentions in the sport tourism industry? An application of the SERVQUAL model in an outdoors setting. Journal of Sport Tourism, v. 10, n. 2, p. 101-111, 2005.

SATO, Mikihiro; JORDAN, Jeremy; FUNK, Daniel. A distance-running event and life satisfaction: The mediating roles of involvement. Sport Management Review, v. 19, n. 5, p. 536-549, 2016.

SHONK, David et al. Measuring event quality, satisfaction, and intent to return at an international sport event: The ICF Canoe Slalom World Championships. Journal of Global Sport Management, v. 2, n. 2, p. 79-95, 2017. ISSN 2470-4067.

SHONK, David et al. Site Selection, Satisfaction, and Intent to Return: An Exploratory Study of the Perceptions of Rights Holders of Small-Scale Sporting Events. Journal of Convention & Event Tourism, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2012.

SUÁREZ, Arturo Díaz; PÉREZ, Ricardo Ibáñez. La importancia del impacto económico del deporte en la sociedad actual 2015.

THEODORAKIS, Nicholas; KAPLANIDOU, Kyriaki; KARABAXOGLOU, Joanna. Effect of Event Service Quality and Satisfaction on Happiness Among Runners of a Recurring Sport Event. Leisure Sciences, v. 37, n. 1, p. 87–107, 2015.

TRUCCOLO, Adriana Barni; MADURO, Paula Andreatta; FEIJÓ, Eduardo Aguirre. Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. MOTRIZ - Revista de Educação Física v. 14, n. 2, p. 108-114, 2008.

TSUJI, Yosuke; BENNETT, Gregg; ZHANG, James. Consumer satisfaction with an action sports event. Sport Marketing Quarterly, v. 16, n. 4, p. 199-208, 2007.

YOSHIDA, Masayuki; JAMES, Jeffrey Service quality at sporting events: Is aesthetic quality a missing dimension? Sport Management Review, v. 14, n. 1, p. 13-24, 2011.

 

Acessar