Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de utilização da corrida orientada enquanto estratégia de avaliação dos conteúdos da Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). A avaliação da aprendizagem dos conteúdos foi realizada a partir de uma prova escrita, aplicada por meio da corrida orientada. Os alunos se envolveram ativamente na avaliação, fizeram debates e trocaram experiência sobre as respostas. Além disso, os estudantes foram incluídos nas decisões do processo avaliativo, possibilitando maior autonomia a estes. Conclui-se que esta experiência da avaliação se mostrou bastante pertinente, dinamizando o processo avaliativo.

Referências

BARROSO, André Luis Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Journal of Physical Education, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.

BASTOS, Gabriel Rodrigues et al. Treinamento funcional nas aulas de Educação Física: contribuição do treinamento funcional para melhores níveis de aptidão física relacionado à saúde. Revista Uniplac, Lages, v. 4, n. 1, 2016.

BENTO, Jorge Olimpio. Planejamento e avaliação em Educação Física. 2 ed. Lisboa: Livros horizonte, 1998.

BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Avaliação em Educação Física: um desafio. Revista da Educação Física, Maringá, v. 14, n. 2, p. 21-31, 2008.

DARIDO, Suraya Cristina. Avaliação em Educação Física na Escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 122-136.

DARIDO, Suraya Cristina. Os Conteúdos da Educação Física na Escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 122-136.

GALATTI, Larissa Rafaela; FERREIRA, Henrique Barcelos; SILVA, Ylane Pinheiro Gonçalves; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, Campinas, v. 6, n. 1, p. 404-415, 2008.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP. Conexões, Campinas, v. 5, n. 2, p. 31-44, 2007.

GONÇALVES, Francisco; ALBUQUERQUE, Alberto; ARANHA, Ágata. Avaliação um caminho para o sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Castelo da Maia: ISMAI, 2008.

KREBS, Ruy Jornada. Planejamento para as aulas de Educação Física. In: KREBS, Ruy Jornada, RAMALHO, Maria Helena Silva. (Orgs.). Planejamento curricular para educação básica: Educação Física - Caderno Pedagógico. Florianópolis: IOESC, 2011. p. 45-60.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. et al. Linguagem, corpo e Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 129-139, 2009.

NOVAES, Renato Cavalcanti; FERREIRA, Marcos Santos; MELLO, João Gabriel. As Dimensões da avaliação na Educação Física Escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 146-160, 2014.

PAIXÃO, Jairo Antônio. Esporte de Aventura como conteúdo possível nas aulas de Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017.

PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. 2. ed. Londrina: Eduel, 2010.

PEREIRA, Dimitri. Wuo.; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2010.

RODRIGUES, Heitor Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. As três dimensões dos conteúdos na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.

SÃO JOSÉ, Secretaria Municipal de Educação. Proposta curricular da rede municipal de Ensino de São José-SC, São José: SME, 2000.

CEMSL. Projeto Político Pedagógico. São José: CEMSJ, 2016.

TAHARA, Alexander Klein; CAGLIARI, Mayara Sena; DARIDO, Suraya Cristina. Celular, corrida de orientação, Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 5, n. 1, p. 02-05, 2017.

Acessar