Resumo

Objetivo do estudo: Estudar os efeitos e as implicações ocorridas no destino turismo da Rota das Emoções localizada no Nordeste do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19.

Metodologia/abordagem: Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante o método do estudo de caso múltiplo em três Empresas de Passeio (receptivos) que compõem a Rota das Emoções, Ceará, Maranhão e Piauí (uma empresa em cada estado).

Originalidade/Relevância: O presente estudo enfoca o turismo da Rota das Emoções sob a óptica do COVID-19, tema este delicado que abrange, ainda hoje, a saúde humana e das empresas em todo o mundo. E que neste estudo buscou contemplar informações para a academia no que concerne especificamente o setor do Turismo do Nordeste do Brasil.

Principais resultados: Apontam os efeitos e as implicações que a pandemia do COVID-19 trouxe para a Rota da Emoções nas empresas objeto de estudo, e, consequentemente para empresas parceiras que fazem parte desse citado clusters. Conclui-se que as empresas investigadas sofreram impacto direto da pandemia, impactando em seus clientes, parceiros, receitas, resultados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Enfatiza o tema do setor do Turismo do Nordeste do Brasil, a Rota das Emoções, e os efeitos e implicações que o citado setor sofreu em decorrência da pandemia da COVID-19.

Contribuições sociais/para a gestão: Contempla informações sobre o COVID-19, que é um tema de saúde pública que influenciou de maneira macro a sociedade, sobretudo no que concerne ao setor do Turismo da Rota das Emoções.

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