Covid-19, pandemia e o novo normal: cuidados a serem tomados no retorno das atividades esportivas com torcida
Por Higor Spineli (Autor), Natally Monteiro de Oliveira (Autor), Alisson Henrique Marinho de Lima (Autor), Pâmela de Souza Dias (Autor).
Parte de Atividade física, exercício e esporte no contexto da pandemia decorrente da Covid-19: reflexões, prognósticos acerca da prática em diferentes contextos de saúde e desempenho humano . páginas 185 - 195
Resumo
Além de consequências econômicas e de saúde pública, a pandemia causada pelaCOVID-19exigiu mudanças na rotina e comportamento em diversas áreas, a fim de conter a transmissão do vírus. Dentre elas, os setores que gerenciam as atividades esportivas sugerem evitar a aproximação entre atletas e profissionais da área, bem como interação entre torcidas, nas quais envolvem diversos públicos, de diversas idades e variadas regiões municipais, estaduais ou até mesmo nacionais. Pensando nisso, é de suma importância que o retorno de eventos esportivos, em um dado momento pós-pandemia (declínio da pandemia, aumento de imunizados, diminuição de infectados e perspectiva de vacina) (Mezzadri e Schimit, 2020), seja repensado, uma vez que o processo de construção de um evento esportivo requer uma logística, extremamente, sistematizada no dia do evento, buscando ofertar o maior conforto e segurança eficiente ao torcedor (Figura 1).