Craques nas Telas: Reflexões Sobre os Filmes Garrincha - Estrela Solitária e Heleno

Por Ana Maria Acker (Autor).

Parte de Comunicação e Esporte: Reflexões a Partir do Cinema . páginas 139 - 153

Resumo

O modo como a vida de atletas do passado aparece no cinema dá indi-cias sobre as relações do brasileiro com o futebol no presente. A proposta deste texto é discutir algumas questões que envolvem essa ligação a par-tir de duas cinebiografias realizadas na primeira década dos anos 2000: Garrincha - Estreia Solitária (2003), de Milton Alencar, e Heleno (2012), de José Henrique Fonseca. Comparações entre os personagens históricos e os filmes são evita-das, pois o foco está na observação de corno essas vidas aparecem nas pro-duções, do mesmo modo que as escolhas estéticas para tal transposição. Como salienta Robert Rosenstone (2010), a exatidão dos fatos nem sempre é a pergunta fundamental a ser feita diante de uma obra de reconstitui-ção histórica (p. 33). Assim, o objetivo é pensar sobre a constituição das imagens de Garrincha e Heleno na tela, as representações e experiências estéticas que propõei-n.k A análise é focada na imagem, sobretudo tnise-en--scène, som e montagem, sendo que uma sequência de cada filme é esco-lhida para estudo. Na primeira parte, a reflexão é a respeito da memória nas obras; e na segunda, a observação dos excertos filmicos se detém nos personagens. De acordo com Rosenstone (2010), "ao contrário das biografias escri-tas, as cinebiografias raramente tentam cobrir todo o arco de urna vida" (p. 148). Em Garrincha - estrela solitária (2003) e Heleno (2012) não há refe-rências à infância dos atletas: ambas as obras partem dos personagens já aposentados dos gramados, doentes, para daí empreenderem um retorno ao passado, corno forma de contar a vida deles. Nessa apresentação de memórias, alguns recursos imagéticos se sobressaem na constituição das figuras dos jogadores.