Creatividade, Motricidade e Formación de Colaboradores
Por Eugenia Trigo Aza (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Trabalho resultado de três anos de investigação colaborativa com grupo de 14 estudantes da Faculdade de "Ciências da Atividades Física e o Deporte" na Universidade da Coruna. Apresenta três tipos de objetivos: Objetivos do projeto da investigação "Criatividadee Motricidade"(averiguar: conhecimentos da proboação sobre Criatividade e Motricidade, pensamentos sentimentos depois da vivência de aulas de motricidade com didática criativas frente não criativa); Formação de colaboradores (estimular trabalho em equipe, investigação. Formar-se na criatividade para transformar a educação física: interhumanismo multiplicador); objetivos da intervenção educativa (autoconfiança, capacidade de reflexão, dignificar o estudo da motricidade utilizando técnicas de criatividade). Metodologia num paradigma ecológicocomprensivo, aplicada, longitudinal, exploratória, descritiva, explicativa, qualiquanti, de campo, ideográfica numa perspectiva humanistico-interpretativa. Empregou-se nove instrumentos, mostra de 14 colaboradores e 230 participantes. Procedimento: revisão bibliográfica, categorizarão de perguntas abertas, entrevistas e documentos, análise quantitativa (SPSS) das escalas; observação exploratóriae triangulação. Resultados: poboaçãotem dificuldade para identificar a criatividade, identifica motricidade com movimento mecânico. Os grupos com melhores resultados são os que experimentaram aulas de criatividade e motricidade. Aequipe de pesquisa destaca uma filosofia que ressalta os valores humanos e mudanças de uma perspectiva tecnográfica a uma humanista. Intervenção didática mostra um curso divertido, prático, democrático, ativo, criativo. Importânciada metodologiade trabalho, atividade reflexiva e esforço pessoal. Conclusões: o movimento é próprio do Hominido biológico (determinado geneticamente), motricidade (corporeidade significada) é própria do humano (resultado do processo educativo), Transformação do término Educação Física polo de "Paidomotricidade"; a primeira fase de motricidade criativa realizasse do jogo livre (criatividade primaria).