Crenças e Conceções de Estudantes de Educação Física Ao Longo da Formação Inicial: Estudo nos Setores Público e Privado em Portugal
Por Alberto Aires Albuquerque (Autor), Cláudia Maria Pinheiro (Autor), Paula Fazendeiro Batista (Autor).
Em Conexões v. 11, n 2, 2013. Da página 127 a 147
Resumo
O principal propósito deste estudo foi procurar perceber se estudantes de Educação Física e Desporto dos setores público e privado em Portugal alteram as suas conceções acerca do que é um bom professor ao longo da sua Formação Inicial. Adicionalmente procurou-se detetar qual o papel do Professor Cooperante neste processo. O estudo incorporou uma componente longitudinal, em que participaram 296 estudantes aos quais foi aplicado um questionário, em 3 anos momentos distintos do curso e uma componente transversal em que o corpus do estudo foi o relatório final de estágio de 90 estagiários. Os procedimentos de análise utilizados foram as medidas descritivas básicas para as questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo para a questão aberta e relatórios de estágio. Os resultados indicaram que ocorreram transformações das conceções dos estudantes acerca do que é um bom professor, passando de uma valorização dos aspetos de natureza ética e relacional, para os de natureza técnica. Em termos do Professor Cooperante este emergiu como uma figura central ao processo formativo dos estagiários (último ano do curso), sendo-lhe atribuído os papéis de apoio e de orientação. As diferenças entre os estudantes do setor público e privado não foram relevantes.