Crenças e Expectativas Constituídas Ao Longo da Carreira Docente em Educação Física
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Paula Maria Fazendeiro Batista (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 4, 2011.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as crenças, as perspectivas e as expectativas constituídas, ao longo da carreira docente, pelos professores de Educação Física da rede pública municipal de Porto Alegre. Participaram do estudo, de caráter descritivo-exploratório, 64 professores de Educação Física vinculados à rede municipal de Porto Alegre – RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, composto de questões abertas e fechadas. As informações foram inseridas e categorizadas noSoftware Nvivo 7 por recurso à análise de conteúdo. De modo geral, os resultados indicam que o gênero e os anos de docência são os fatores que melhor discriminam as crenças e expectativas dos professores investigados. Além disso, os dados revelaram que as crenças centram-se em fatores profissionais e pessoais, no conteúdo da disciplina e no aluno, enquanto as expectativas enunciadas pelos professores estão relacionadas à satisfação profissional e as perspectivas são resultantes de crenças e expectativas originadas no decorrer da carreira docente.