Crenças Sobre a Sequência Pedagógica dos Conteúdos dos Esportes Coletivos: Estudos de Casos de Graduandos de Educação Física
Por Jeferson Rodrigues de Souza (Autor), Thais Emanuelli de Barros da Silva (Autor), Ciro Goda (Autor), Gabriela Faria Soares (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: As crenças podem ser entendidas como estruturas mentais relativamente estáveis, construídas geralmente por meio de experiências pessoais mais significativas vivenciadas no contexto social e educacional. Objetivo: Analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre a sequência pedagógica dos conteúdos dos esportes coletivos. Metodologia: Realizou-se pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, através de estudos de casos múltiplos com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. O projeto deste estudo foi aprovado por comitê de ética de pesquisa com seres humanos (Parecer nº 83238/2012), e todos os sujeitos assinaram os devidos termos de consentimento. Resultados: Constatou-se que os graduandos privilegiaram o ensino de conteúdos técnicos nas aulas, pois acreditam que numa sequência pedagógica, deve-se priorizar o desenvolvimento das habilidades motoras básicas ou fundamentais da modalidade esportiva antes de aprender a jogar, como: domínio, passe, condução e chute (Futsal); manejo, controle de corpo, drible e arremesso (basquetebol). Especificamente, eles ressaltaram o objetivo inicial de estimular a relação dos alunos com a bola, realizando progressões dos conteúdos no decorrer das sessões, por meio da combinação das habilidades técnicas e execuções motoras variadas, sobretudo, do mais simples para o mais complexo.