Resumo

O objetivo deste estudo foi Avaliar o perfil do crescimento físico e da aptidão física relacionada ao desempenho e a saúde de escolares com idade entre 7 e 16 anos do estado de Santa Catarina. A pesquisa é caracterizada como descritiva diagnóstica, sendo a população todos os escolares da rede estadual de Santa Catarina. A amostra foi composta por conclomerado, a partir das 13 GEREI (representando 29 municípios), que enviaram os dados no período de setembro de 2003 á abril de 2004 ao Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora do CEFID-UDESC, fizeram parte do estudo 8492 escolares (4189 meninos e 4303 meninas) com idade entre 7 e 16 anos regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino. O instrumento utilizado foi à bateria de testes proposta pelo Projeto Proesp/Br.A análise dos dados procedeu-se através da estatística descritiva, tabelas de percentil, teste ¿t¿ de Student, ANOVA e o teste de comparações múltiplas Post-Hoc de Scheffé. Quanto aos resultados verificou-se que na estatura e no peso corporal os escolares de Santa Catarina apresentaram valores próximos ao do referencial NCHS Quanto ao IMC, meninos e meninas tiveram valores mais baixos que os estabelecidos pelo NCHS. Na aptidão física relacionada ao desempenho os valores tiveram uma variabilidade entre 0% e 11% da amostra a partir do percentil de corte 98. Em relação à aptidão relacionada à saúde, os resultados mostraram valores preocupantes em todas as variáveis estudadas onde 30 a 50% dos escolares foram considerados abaixo da zona saudável de aptidão física, e quando estes valores foram analisados por região, os escolares correspondentes à região leste apresentaram valores inferiores às outras regiões (oeste e central) na maioria das variáveis pesquisadas. Ao comparar a tabela normativa proposta pelo estudo para avaliação dos escolares catarinenses com a tabela proposta pela rede CENESP, observou-se diferenças entre todas as variáveis analisadas indicando possivelmente características regionais já esperadas em função das dimensões territoriais do Brasil. Conclui-se este estudo enfatizando a importância de estudos que buscam identificar as características da população escolar do estado de Santa Catarina e a necessidade de se ter uma continuidade destas avaliações por um período longo de tempo.