Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física Relacionada à Saúde (afrs) de Crianças e Adolescentes da Cidade de Santos-sp: Estudo Longitudinal
Por Aurea dos Santos Mineiro (Autor), Lenir Duarte Gonçalves (Autor), Louise Madsen Figueiredo (Autor), Rose R. Silva (Autor), Claudio Scorcine (Autor), Emilson Colantonio (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Identificar grupos populacionais de risco e a influência de hábitos maléficos na infância e na adolescência é uma medida importante, pois diversos estudos tem mostrado associação entre atividade física e níveis de saúde, apontando que a promoção da atividade física é uma necessidade básica para todos. Objetivo: Analisar o comportamento de variáveis associadas ao crescimento, desenvolvimento e AFRS de crianças e adolescentes durante quatro anos consecutivos. Métodos: Amostra - 60 estudantes (28 masc. e 32 fem.) entre 8 e 14 anos de idade, todos assinaram o TCLE e TALE (CEP 234/11). Variáveis investigadas: massa corporal [MC (kg)], estatura [E (m)], índice de massa corporal [IMC (kg/m²)], percentual de gordura (%G), flexibilidade [Flex (cm)], aptidão aeróbia [AA (m)], velocidade [Vel (m/s)], força de membros inferiores [FMMII (cm)], de membros superiores [FMMSS (kg/f)] e abdominal [ABD (rep)]. Análise estatística: foi utilizado o teste de medidas repetidas com o post hoc de Bonferroni para a análise e comparação das variáveis ao longo dos quatro anos de estudo. Resultados: Para as variáveis de composição corporal pode-se observar diferença significativa apenas para IMC, quando comparado o primeiro ano com os demais e entre o 2º ano e o 3º. Para as variáveis de desempenho motor, ver tabela. Conclusão: Com relação às variáveis de crescimento e desenvolvimento, apenas o IMC apresentou diferenças significativas ao longo dos quatro anos. Quanto às variáveis de desempenho motor, a AA, FMMII e FMMSS mostraram-se sensíveis a alterações ao longo dos quatro anos, entretanto, as variáveis Vel e ABD não apresentaram diferenças significativas.