Crescimento e Desenvolvimento Motor de Escolares de Muzambinho: Um Estudo com Implicações Acadêmicas, Sociais e de Política Interinstitucional
Por Luciano Basso (Autor), Cássio de Miranda Meira Júnior (Autor), Jorge Alberto de Oliveira (Autor), Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz (Autor), Januária Andréa Souza Rezende (Autor), Antonio M. Prista (Autor), José Antônio Ribeiro Maia (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 9, n 3, 2009.
Resumo
Este texto apresenta uma visão geral do estudo longitudinal misto acerca do crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças e jovens e famílias Muzambienses. Instituições do Brasil, Portugal e Moçambique se associam para investigar o processo de crescimento e desenvolvimento de forma dinâmica e multifocal. Pretende interpretar as múltiplas interações que se estabelecem entre as variáveis e mapear as muitas facetas da mudança intra-individual e das diferenças inter-individuais. As implicações e os desafios são evidenciados pela adoção de uma abordagem multidiciplinar e multicentro em países de língua portuguesa. O estudo é operacionalizado em duas fases, com coletas semestrais: a primeira constou de 470 escolares dos 7 aos 12 anos de idade divididos em 4 coortes; e a segunda com 634 escolares dos 6 aos 14 anos de idade divididos em 5 coor-tes (ligadas à estrutura anterior), além da inclusão de 200 famí-lias nucleares dos escolares. São apresentados também alguns dos temas de investigação para cada uma das fases e as implica-ções académicas, sociais e inter-institucionais.