Crescimento e desenvolvimento de zero a cinco anos

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 75 - 87

Resumo

Durante o período de planejamento de uma escola de educação infantil, foi proposto que nas aulas de Educação Física houvesse apenas brincadeiras livres, pois as crianças precisavam de momentos de lazer e diversão, com atividades que elas escolhessem e fizessem sem compromissos acadêmicos e de aprendizado dirigido. Esse apontamento foi apoiado por diversos setores da escola, dentre professores generalistas, coordenadores e proprietários. Também foi consenso desses setores que não é possível reduzir tempo de conteúdos de pré-alfabetização, visto que esta é mais importante para as crianças. Como você, professor de Educação Física, vai encarar esse momento? Será essa proposta efetiva para o desenvolvimento integral das crianças? Ao longo da unidade anterior, compreendemos questões relacionadas aos aspectos históricos e legais da escola e da Educação Física. Além disso, tivemos contato com questões culturais que permeiam essas duas instituições. Pudemos perceber que, ao longo do tempo, a Educação Física mudou conforme o contexto social no qual estava inserida e, aos poucos, tomou a forma que vemos hoje, com discussões sobre corpo, sociedade, gênero, saúde, entre outras. Cabe destacar que todas essas discussões permeiam nossa área e são complementares, apesar de parecerem divergentes em diversas situações.