Crescimento e desenvolvimento dos 6 aos 14 anos

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 125 - 138

Resumo

Ao iniciar suas atividades com as turmas do ensino fundamental, a professora Márcia não teve problemas com os procedimentos de suas aulas com as turmas mais novas, de 1º e 2º anos, porém, com classes que já haviam experimentado por mais tempo a Educação Física no ensino fundamental, os problemas começaram a aparecer. Quanto mais velhos os alunos, mais frequente era o pedido dos meninos em apenas jogar futebol e muitas das meninas queriam outras atividades que não envolvessem os meninos. Nesse ponto do ensino fundamental as crianças já começam a expor suas preferências, mas, será que em uma aula de Educação Física esse deve ser o procedimento? Qual deve ser a conduta da professora Márcia com os alunos de ensino fundamental em relação aos seus pedidos e os objetivos traçados no planejamento para as aulas? A criança, no período de transição entre o ensino infantil e o ensino fundamental já está mais madura, desenvolvida e com seus processos de crescimento mais estáveis em relação ao período pós-parto, até seus dois ou três anos. Cabe lembrar que nosso processo de crescimento e desenvolvimento é extremamente complexo e que depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, como hormônios, carga genética, estímulos, condições ambientais e outros.