Resumo

O crescimento é um aspecto importante no desenvolvimento infantil, que envolve aumento da massa corporal acompanhado de um processo de remodelação morfológica e maturação funcional, que define as características fisiológicas da criança. Distúrbios do crescimento na infância, podem impactar no desenvolvimento integral das crianças, para tanto se torna imperativo sua prevenção e o seu controle. O objetivo desse estudo é investigar de forma sistemática e detalhada o crescimento físico dos escolares. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem transversal, realizada em dez Centros de Ensino de Educação Infantil (CEMEIS), da região urbana da cidade de Uberaba/MG, que continha 24 CEMEIS e estavam inseridas em sete regiões de acordo com dados oficiais do munícipio. Foram aferidas as medidas antropométrica, de estatura e massa corporal (peso), e classificadas de acordo com a curva de crescimento, de massa corporal por idade e estatura por idade, considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Resultados: Com relação a massa corporal para idade, encontrou-se 10,6% das crianças com peso fora do esperado e em referência à altura para idade, encontrou-se 15,16% das crianças fora da altura esperada. Conclusão: Os dados apresentados mostraram-se significativos quanto ao número de crianças fora do peso e da altura esperada. Dados esses impactantes, em função das possíveis consequências no desenvolvimento, pois a desnutrição, excesso de peso e baixa estatura podem estar associados a prejuízos imediatos na saúde das crianças e consequentemente impedirem que as mesmas atinjam seu potencial de desenvolvimento.

Acessar