Crescimento Físico e Estado Nutricional de Escolares de Um Município do Interior do Nordeste Brasileiro
Por João Otacílio Libardoni dos Santos (Autor), Glauber Carvalho Nobre (Autor), Ewerton de Souza Bezerra (Autor), Mateus Rossato (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Investigar o perfil de crescimento físico e estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Crato, Ceará, Brasil.
Métodos/Resultados:
Participaram do estudo 369 meninos e 395 meninas com idades entre 7 a 10 anos. A avaliação do crescimento físico e estado nutricional foi realizada através das medidas de massa corporal e estatura, classificadas sob os indicadores de estatura para idade e índice de massa corporal para idade conforme a World Health Organization (2007). Em relação à estatura para idade, pode-se perceber que a grande maioria das crianças, independente do sexo e idade, encontrase dentro dos valores considerados adequados para este índice. Quanto ao IMC para idade verificou-se percentuais significativos de crianças com magreza e magreza acentuada.
Conclusão:
Estes achados podem indicar um quadro de deficiência nutricional e conseqüentemente gerar implicações negativas em vários aspectos do desenvolvimento destes indivíduos.