Resumo
Esta pesquisa estuda o crescimento e performance motora em crianças de uma comunidade isolada, descendentes de holandeses, na Holambra/SP-Brasil, correspondendo a faixa etária de 07 a 10 anos de idade, de ambos os sexos. O objetivo do trabalho é fornecer informações sobre o crescimento e performance motora em crianças de comunidades isoladas, propiciando uma melhor compreensão sobre o processo de adaptação de um grupo de imigrantes no Brasil. Com relação ao crescimento foram registrados o peso, altura, altura tronco cefálica, dobras cutâneas, diâmetros e circunferências; com relação a performance motora foram registrados a velocidade de 50 metros, agilidade, força de mão, salto horizontal e teste de corrida de 09 minutos. Dados sobre atividade motora diária das crianças, percepção sobre a saúde e local de nascimento foram registrados através de questionário respondido pelos pais. As crianças freqüentam a escola particular local. As aulas de Educação Física são ministradas na escola, 02 vezes por semana. Além disso, praticam atividades extras curriculares relacionadas à atividade física, sendo 93% os meninos e 25% as meninas. A maioria das atividades é o futebol e o voleibol, para os meninos e, karatê e ballet, para as meninas. As atividades folclóricas são praticadas pela maioria da população, o que mostra um fator de identificação cultural grande do grupo estudado. As crianças apresentam boa saúde na opinião dos pais e não têm nenhum tipo de doença hereditária na família. Com relação ao crescimento físico, as crianças apresentaram valores maiores quando comparadas com grupos da região de São Caetano do Sul-SP e Holanda. Os valores de peso e altura dos pais são altos se comparados com o estirão do crescimento anterior, aos grupos comparados, especialmente das meninas. Os valores dos testes de performance motora das crianças foram superiores aos grupos comparados, o que indica um estilo de vida ativo das crianças, associado com o estirão precoce do crescimento. O fato do resultado do teste de 09 minutos ser abaixo do grupo de Itapira-SP, pode ser explicado pela baixa motivação das crianças ao realizar o teste