Resumo

O desenvolvimento infantil pode ser influenciado por diversos fatores. Dentre eles encontram-se os ambientais, que influenciam seu nível e sua velocidade. Considerando que nas últimas décadas diversas mudanças têm ocorrido no contexto de jogo da criança, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre desenvolvimento (crescimento físico e nível de desempenho nas habilidades motoras básicas) e as atividades do cotidiano infantil. Para tanto, foram avaliadas 30 crianças, de 8 a 10 anos, ambos os sexos, matriculadas em uma escola pública de Campo Grande - MS. O estudo configurou-se como descritivo/exploratório, onde foram realizadas avaliações antropométricas (peso, altura, IMC, perímetro triciptal, dobras cutâneas triciptal e sub-escapular), nível das habilidades motoras básicas (correr, saltar, receber, lançar e chutar) e as atividades do cotidiano infantil, tendo como base um dia da semana (Terça-feira) e um do final (domingo). No crescimento verificou-se que a maioria das crianças encontravam-se dentro do esperado para idade. O excesso de peso foi verificado apenas nos meninos, sendo uma criança com sobrepeso e duas obesas. Nas habilidades motoras básicas constatou-se que nenhuma criança havia alcançado o estágio maduro em todos os segmentos (MMII, MMSS e tronco) e em todas as habilidades, conforme prevê a literatura. Somente 16 meninos apresentaram estágio maduro nos três segmentos em pelo menos uma habilidade, enquanto que entre as meninas foram seis. Nas atividades do cotidiano infantil, verificou-se que não haviam grandes diferenças entre o tempo destinado as atividades eletrônicas, outras atividades fisicamente ativas e outras atividades fisicamente passivas. A porcentagem de gordura sub-escapular correlacionou-se positiva e significativamente com o lançar (rs= 0,602; p<0,05). Os baixos índices de excesso de peso e a proximidade entre o tempo destinado às atividades eletrônicas, fisicamente ativas e fisicamente passivas podem estar relacionados ao fato de Campo Grande - MS ainda disponibilizar vários espaços para o jogo infantil, além ter uma política pública voltada à disponibilização de equipamentos físicos de lazer. Por outro lado, o baixo número de crianças que alcançaram o estágio maduro nas habilidades motoras avaliadas podem estar relacionados a fatores culturais.

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